A Longevidade em Harmonia: Caminhos para Viver Mais e Melhor

longevidade em harmonia

Descubra como equilibrar a sua saúde (física e mental) para uma sobrevida mais longa, mas plena. Explore estratégias baseadas no conhecimento , que sejam capazes de promover qualidade de vida em todas as etapas.

Longevidade em Harmonia

A busca pela Longevidade não se pode resumir a viver apenas mais anos, pelo contrário implica necessariamente viver esse acréscimo com mais saúde, propósito e equilíbrio.

“Comer BEM”

Alimentação saudável equilibrada

Estudos demostram que práticas como uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis, podem efetivamente diminuir o risco de doença crónica até 50% (Harvard Medical School, 2020).

“Sempre ATIVO”

activity, fitness, meditating, meditation, practicing, training, man, sea, beach, water, international yoga day, nature, yoga, meditation, meditation, yoga, yoga, yoga, yoga, yoga

Para além disso, o exercício físico regular, mesmo que em intensidade moderada, está associado a um aumento de expectativa de vida em até 7 anos (WHO, 2021). A prática de Tai-Chi, inicialmente uma arte marcial chinesa de autodefesa, evoluiu para o bem-estar físico, mental e espiritual, ao combinar movimentos suaves e amplos, respiração controlada e meditação.

“Viver MELHOR”

Porem para além do corpo físico, a longevidade também envolve a mente e o espírito. Segundo a Universidade de Yale, uma atitude positiva em relação ao envelhecimento, pode acrescentar 7,5 anos à vida.

Cultive conexões sociais e encontre propósito(s) de vida (Ikigai)

Propósito de vida (IKIGAI)

Os quatro elementos  principais para definir um propósito de vida

O conceito de Ikigai tem origem na cultura japonesa e pode ser traduzido como “razão de ser” ou “motivo para viver”. Esta filosofia propõe assim uma busca para um propósito, algo que traga significado, felicidade e realização na VIDA, frequentemente representado como o resultado da interseção de quatro elementos principais:

1. O que gosta de fazer (paixão e vocação).

2. No que é bom em fazer (talentos e habilidades).

3. O que o mundo precisa (missão e impacto).

4. Pelo que pode ser remunerado (profissão e sustentabilidade).

Por outro lado, aprenda a gerir o desanimo e a ansiedade através de práticas como a meditação e/ou o mindfulness, e desta forma e em manter e/ou melhore o equilíbrio harmonioso da longevidade.

Meditação e o mindfulness

Senior em meditação ao por do solmeditating on a sunny beach, enjoying relaxation and leisure in summer.


A meditação, especialmente no contexto do mindfulness (derivado de tradições espirituais antigas, como o budismo) é uma prática envolvendo o foco da atenção plena no momento presente, simplesmente observando os pensamentos, emoções e sensações corporais à medida que surgem, sem tentar controlá-los ou evitá-los, numa tentativa de melhorar o bem-estar mental e emocional, contrastando a habitual vivência dominada pela pressa e as distrações.

A prática pode incluir os exercícios formais, como meditação sentada, onde se concentra na respiração ou num objeto específico, e as práticas informais, como estar plenamente presente durante atividades cotidianas, como comer ou caminhar.

Benefícios da meditação (mindfulness)

A sua prática regular evidencia um potencial impacto positivo na saúde física: redução da pressão arterial e o fortalecimento do sistema imunológico; a redução da ansiedade, a melhoria na concentração, o aumento da resiliência emocional e uma maior sensação de calma e equilíbrio.

Pequenas mudanças hoje, podem ser a chave para uma vida longa e gratificante no futuro

A longevidade em harmonia é assim um ato de cuidado diário.

Curioso verificar a influência que determinadas práticas e tradições ancestrais de influência oriental, podem ter neste desidrato de uma Longevidade em Harmonia !

Reflita connosco !

O que fazer para poder Viver Melhor ?!.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top