Longevidade em Harmonia
A busca pela Longevidade não se pode resumir a viver apenas mais anos, pelo contrário implica necessariamente viver esse acréscimo com mais saúde, propósito e equilíbrio.
“Comer BEM”

Estudos demostram que práticas como uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis, podem efetivamente diminuir o risco de doença crónica até 50% (Harvard Medical School, 2020).
“Sempre ATIVO”

Para além disso, o exercício físico regular, mesmo que em intensidade moderada, está associado a um aumento de expectativa de vida em até 7 anos (WHO, 2021). A prática de Tai-Chi, inicialmente uma arte marcial chinesa de autodefesa, evoluiu para o bem-estar físico, mental e espiritual, ao combinar movimentos suaves e amplos, respiração controlada e meditação.
“Viver MELHOR”
Porem para além do corpo físico, a longevidade também envolve a mente e o espírito. Segundo a Universidade de Yale, uma atitude positiva em relação ao envelhecimento, pode acrescentar 7,5 anos à vida.
Cultive conexões sociais e encontre propósito(s) de vida (Ikigai)
Propósito de vida (IKIGAI)

O conceito de Ikigai tem origem na cultura japonesa e pode ser traduzido como “razão de ser” ou “motivo para viver”. Esta filosofia propõe assim uma busca para um propósito, algo que traga significado, felicidade e realização na VIDA, frequentemente representado como o resultado da interseção de quatro elementos principais:
1. O que gosta de fazer (paixão e vocação).
2. No que é bom em fazer (talentos e habilidades).
3. O que o mundo precisa (missão e impacto).
4. Pelo que pode ser remunerado (profissão e sustentabilidade).
Por outro lado, aprenda a gerir o desanimo e a ansiedade através de práticas como a meditação e/ou o mindfulness, e desta forma e em manter e/ou melhore o equilíbrio harmonioso da longevidade.
Meditação e o mindfulness

A meditação, especialmente no contexto do mindfulness (derivado de tradições espirituais antigas, como o budismo) é uma prática envolvendo o foco da atenção plena no momento presente, simplesmente observando os pensamentos, emoções e sensações corporais à medida que surgem, sem tentar controlá-los ou evitá-los, numa tentativa de melhorar o bem-estar mental e emocional, contrastando a habitual vivência dominada pela pressa e as distrações.
A prática pode incluir os exercícios formais, como meditação sentada, onde se concentra na respiração ou num objeto específico, e as práticas informais, como estar plenamente presente durante atividades cotidianas, como comer ou caminhar.
Benefícios da meditação (mindfulness)
A sua prática regular evidencia um potencial impacto positivo na saúde física: redução da pressão arterial e o fortalecimento do sistema imunológico; a redução da ansiedade, a melhoria na concentração, o aumento da resiliência emocional e uma maior sensação de calma e equilíbrio.
Pequenas mudanças hoje, podem ser a chave para uma vida longa e gratificante no futuro
A longevidade em harmonia é assim um ato de cuidado diário.
Curioso verificar a influência que determinadas práticas e tradições ancestrais de influência oriental, podem ter neste desidrato de uma Longevidade em Harmonia !
