A senescência e o envelhecimento são conceitos relacionados que descrevem diferentes aspetos do processo biológico temporal do declínio funcional parcial.
A disfuncionalidade total só se verifica após a ocorrência da morte celular.
A regeneração celular tenta substituir (renovar) as células lesadas ou mortas, por outras iguais ou semelhantes.
A cicatrização por outro lado, repõem apenas o espaço das células/tecidos perdidas, por tecido fibroproliferativo (cicatriz sem a mesma função fisiológica)
Neste capítulo resumem-se os principais conceitos e apresentam-se questões associadas ao tema, descritas resumidamente em pequenos artigos (Blog).
A. Envelhecimento
O envelhecimento é um processo natural e global, que envolve o corpo / organismo como um todo (moléculas, células, orgãos e sistemas) e vários mecanismos.

Se bem que existem casos de envelhecimento precoce com base genética, muitos dos mecanismos que envolvem o envelhecimento natural tem por objetivo “proteger” a qualidade da replicação celular (tendencialmente ininterrupta). Porem, alguns dos mecanismos associados ao envelhecimento acelerado, são decorrentes de alterações epigenéticas – ou seja ocorridas após o nascimento e não genéticos – associados aos estilos de vida moderno …
Senescência Celular e Senilidade
A senescência consiste no processo biológico natural caracterizado pela interrupção permanente da divisão celular.
A disfunção das células senescentes, ainda não é porem suficiente grave para que possa provocar por si só, a inviabilidade total e consequente morte .


Apesar das células interromperem a capacidade de divisão celular, ainda se mantem metabólicamente ativas.
Porem, passam a apresentar as manifestações / consequências objectiváveis dessa disfuncionalidade – senilidade (ex.: rugas, perda de tonicidade,…) .
B. Morte Celular
Na morte celular , a função celular é totalmente anulada de forma irreversível, mas em termos biológicos, este processo é essencial para o funcionamento e manutenção da homeostasia dos organismos multicelulares. Ter em mente que por exemplo o corpo humano, contem em média um número aproximado de 37 triliões de células, das quais ainda se desconhecem as funções de algumas !

Sabe-se que pode ocorrer de forma programada ou acidental, sendo classificada principalmente como apoptose ou necrose, cada uma com mecanismos e implicações biológicas distintas.

C. Regeneração Celular
A regeneração celular ao contrário dos mecanismos anteriores, é o mecanismos que permite garantir a integridade dos tecidos, através precisamente da substituição (renovação) das células danificadas ou mortas por células novas . Este processo ocorre de duas formas principais:
• Regeneração fisiológica: Substituição contínua de células desgastadas em tecidos, como são bons exemplos o ocorrido na pele e fígado.
• Regeneração por substituição: Recuperação de partes perdidas do corpo, como ocorre em organismos inferiores (ex.: cauda de lagartixas)(2) (10).


Diferenciação Celular – Células diferenciadas
Divisão Celular ( Mitose) – Célula igual
Cicatrização

A regeneração e a cicatrização são influenciados por fatores como a extensão da lesão, o tipo de tecido afetado e a presença de mediadores químicos biológicamente ativos (citoquinas e fatores de crescimento)(3)(11).